A porta de entrada foi Itália 🇮🇹
Para os que não sabem, o café chegou recentemente à Europa Ocidental, à cerca de 500 anos atrás. Anteriormente, estava apenas presente no Médio Oriente, principalmente em África. No entanto, foi finalmente trazido em 1615 por comerciantes venezianos.

Sendo um fruto muito conhecido pelo seu aroma e efeitos estimulantes, rapidamente ganhou reconhecimento por toda a Europa, tornando-se um elemento do dia a dia das pessoas, especialmente dos trabalhadores.
Não só o café ajudava a dar mais energia, como ajudava a tornar os trabalhadores mais eficientes, principalmente numa época em que era muito comum os trabalhadores, principalmente das fábricas, estarem sempre embriagados. O café começou a ser então utilizado como forma de acabar com o estado de embriaguez e tornar os trabalhadores mais ativos.
Na mesma época, o café chegou à Holanda e à Inglaterra através das suas colónias. Estas começaram a ser utilizadas para a plantação do fruto, aumentando muito a produção de café e levando ao surgimento das primeiras cafetarias europeias.

A primeira cafetaria de que há registo na Europa foi na Polónia, entre 1683 e 1685, depois do cerco de Viena. Após o cancelamento deste, os turcos deixaram para trás 500 sacas de café, que foram negociadas por um comerciante polaco que as utilizou para iniciar o comercio de cafetaria na Europa.
Comments