Um pastor, as suas cabras e uma fruta energética ☕️
São várias as lendas que existem sobre a origem do café e da sua forma de consumo. Os registos são poucos, o que dificulta a quem pesquisa sobre esta matéria encontrar o início da história desta bebida tão reconhecida nos dias de hoje.
No entanto, depois de se encontrar manuscritos no Iêmen do século VI sobre um pastor africano e as suas cabras, nasceu aquela que é conhecida como a história da origem do café: a lenda de Kaldi.

Voltamos atrás no tempo, à Etiópia, onde um pastor chamado Kaldi passeava as suas cabras. Era apenas mais um dia de trabalho, até se aperceber que os animais estavam mais energéticos do que o costume.
Questionava-se do porquê de tal alteração de comportamento por parte de um animal calmo. Apercebeu-se então que as cabras estavam a comer as frutas de uma árvore específica, podendo ser apenas esse o motivo de tal alteração comportamental. Decidiu experimentar esta fruta estranha para ver se senti alguma diferença.
Para seu choque, o próprio Kaldi sentiu-se mais alegre e energético. Ficou chocado com a situação e decidiu que era necessário contar aos monges tal descoberta. Levou algumas bagas e seguiu caminho até ao mosteiro.

Depois de lhes ser entregue a fruta e terem experimentado, os monges sentiram os mesmos efeitos que Kaldi, vendo no alimento uma grande utilidade. Começaram então a comer antes das suas orações noturnas, ajudando-os a manterem-se acordados durante mais tempo.
No entanto, como qualquer alimento, era necessário preservar-se as bagas de alguma forma, o que possivelmente levou à origem da forma liquida de consumo que conhecemos. Segundo a lenda, os monges começaram por desfazer os frutos, transformando-os numa polpa, mais tarde misturando com água para facilitar o seu consumo. No entanto, não existem registos que confirmem que foram os monges da Etiópia que criaram o café líquido.
O café começou assim a espalhar-se pelo Médio Oriente, África e Ásia, mais tarde sendo levado para todos os continentes.
Commentaires